29 de abr de 2011

O Homen que inventou o Ar Condicionado - Willis Carrier -


Willis Carrier foi um dos homens que mudaram o nosso estilo de vida. Em 1902  inventou um sistema mecânico de condicionamento de ar que foi o precursor de toda a indústria da climatização e controle do conforto ambiental. Os anos 20 foram marcantes na relação entre o mercado e o advento do ar condicionado. Em 1922, o primeiro local público a ter um sistema de ar condicionado foi o Grauman’s Metropolitan Theatre, em Los Angeles. Igualmente a indústria cinematográfica se beneficiou com o aumento da arrecadação das bilheterias: quanto mais conforto, mais público nas salas de cinemas.


Nos anos 30, sistemas de transporte e departamentos do Estado americano passam a utilizar ar condicionado Carrier. A Câmara dos Deputados dos Estados Unidos e o Senado americano, bem como os escritórios da Casa Branca, instalam equipamentos de ar condicionado. Os vagões da ferrovia B&O são os primeiros a oferecer o conforto do ar condicionado em seus vagões de passageiros. Em 1934, Charles Springer funda a Springer & Co., inicialmente para serviços e posteriormente fabricação de refrigeradores comerciais. Ainda nessa década, Willis Carrier desenvolve um sistema para distribuição do ar por dutos, permitindo a climatização dos arranha-céus. Não demoraria muito e esses dois gigantes se encontrariam.

Nos anos 50 se deu o início da produção em massa dos primeiros aparelhos de ar condicionado residenciais. Em 1950, Willis Carrier morre, mas sua obra já está inserida como um dos avanços tecnológicos que mudaram nosso estilo de vida. Nesse mesmo ano, Springer inicia a fabricação dos refrigeradores comerciais e amplia a distribuição aos mercados de São Paulo e Rio de Janeiro. É grande a demanda do mercado. Em 1952, a Carrier inicia a produção em série de unidades centrais de ar condicionado, esgotando seu estoque em duas semanas. Em 1955, Springer inicia sua primeira linha de produção e, três anos depois, lança o primeiro condicionador de ar da América Latina. As duas empresas continuam paralelas no segmento de refrigeração.

Década de 60 e as centrais residencias de ar condicionado de Carrier já estão difundidas mudialmente, aumentando a nossa qualidade de vida e a durabilidade dos produtos. Em 1983, ocorreu a joint-venture entre a Springer Refrigeração S A e a Carrier Corporation, originando a Springer Carrier do Nordeste S A., com sua matriz administrativa em São Paulo e unidade industrial em Canoas/RS.

Na década de 90, intensifica-se a parceria tecnológica entre Springer e Carrier Corporation. A, então, Springer Carrier S A recebe um vasto investimento tecnológico e administrativo, visando qualificar ainda mais os seus produtos. Quem mais ganha é o consumidor.

No ano de 2001, a Springer Carrier é eleita pela segunda vez como a Melhor Empresa do Setor Eletroeletrônico, pela revista Exame, e como conseqüência de seu vasto investimento na edução, formação e qualificação profissional de seus funcionários, está entre as 100 Melhores Empresas para se Trabalhar, pela revista Você . S A . A Springer Carrier é o maior fabricante nacional de condicionadores de ar; e a Carrier é líder mundial.

Ambas, oferecendo produtos e serviços com economia de energia e eficiência. Até hoje, as duas empresas, perpetuam o espírito visionário e a genialidade de Willis Carrier, superando as expectativas e se antecipando às necessidades do mercado.
 
Fonte: Springer Carrier
Fonte: Google

Nenhum comentário:

Postar um comentário